Acesse Nossas Redes Sociais

Notícias

Furtos e Roubos em Uberlândia: Residências São Principais Alvos segunda a Sejusp MG

Atualizado

em

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), quase metade dos crimes contra o patrimônio em Uberlândia entre janeiro e agosto deste ano ocorreram em residências. No total, foram 3.563 crimes registrados, sendo 1.656 em domicílios, o que representa 46,5% do total.

Dados dos Crimes Patrimoniais

Além das residências, os estabelecimentos comerciais também foram bastante visados, registrando 1.107 ocorrências, ou 31% dos casos. Outros 552 crimes (15,5%) envolveram transeuntes, e 248 registros (7%) ocorreram em situações como transporte coletivo, cargas e instituições financeiras.

Um Caso de Destaque: Invasão à Casa do Cantor Guilherme Loures

O cantor sertanejo Guilherme Loures foi uma das vítimas desse tipo de crime. Sua residência foi invadida em julho deste ano, e diversos itens de valor, estimados em R$ 15 mil, foram furtados. “O impacto emocional foi grande, além do prejuízo material”, relatou o cantor, que agora pensa em adotar medidas de segurança adicionais, como a instalação de câmeras.

Ação Policial para Combater Furtos

O delegado regional da Polícia Civil de Uberlândia, Gustavo Anay, destacou que a polícia tem atuado intensivamente para reduzir crimes patrimoniais, com foco especial nos furtos. Anay explica que existe uma concentração de crimes em áreas centrais, principalmente de itens como celulares e dinheiro. A polícia tem se mobilizado para combater esse fenômeno em “zonas quentes de criminalidade”.

Dificuldade na Solução de Crimes Residenciais

Anay também ressaltou a complexidade em resolver crimes que envolvem residências, especialmente em áreas sem câmeras ou provas diretas. Ele recomendou o uso de medidas preventivas, como a instalação de equipamentos de segurança e o uso de rastreadores em dispositivos eletrônicos.

Perfil das Vítimas e Autores de Crimes

De acordo com o Anuário de Segurança Pública de Minas Gerais, 59,8% das vítimas de crimes patrimoniais em Uberlândia são homens, enquanto 37,5% são mulheres. A maioria das vítimas (24,6%) tem entre 20 e 29 anos. Já entre os autores, quase 94% são homens, e 44,5% estão na faixa etária de 20 a 29 anos. Os objetos mais furtados incluem celulares (35,7%) e dinheiro (15,3%).

Dicas de Prevenção

  • Instale câmeras e alarmes em residências.
  • Utilize rastreadores em dispositivos eletrônicos.
  • Registre sempre o boletim de ocorrência em caso de crimes.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em Alta